segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O bába parte 4

- Jáaaaaa.

Gritou Andrevan ao me ver aperecer na esquina do prédio, não acreditando no castigo de 5 minutos que meu pai tinha me dado. Respondi:

- Essa foi por pouco. Vamos pegar um bába?

Vocabulário:
1. Bába é o termo utilizado para jogar bola na Bahia, o mesmo que pelada. Também é um termo utilizado para pertubar os travestis quando estão disfarçados de mulheres, basta gritar "Vamos pegar o bába João" para eles ficarem nervosos.

A galera toda se empolgou. Aquela seria a nossa estréia nas quadras do condominio.

O Rodrigo Horácio era dividido por quadras, ao todo eram 5 quadras e cada quadra era cercada por vários blocos. As quadras para os adultos serviam de estacionamento para os carros, mas para a criançada eram estádios de futebol, quadras de voleibol, pistas de skate e de ciclismo, praças de encontros, campos de guerra, ... era o ponto de encontro para a prática de esporte e para a diversão. Apesar do condominio ser um só, a divisão em quadras acabava formando grupos de meninos com caracteristicas próprias. Cada quadra tinha suas caracteristicas especiais e seus grupos dominantes.

Estavamos todos eufóricos para pegar o primeiro bába, e eu como dono da bola e por consequência do bába dei as coordenadas:

- Galera vamos falar baixo para ninguem atrapalhar e dividir a galera em 2 times!

Quando uma voz dobrando a esquina me interrompeu.

- Eu também vou, senão falo para o meu pai que você não quer brincar comigo!

Era Tadeu pelado com uma cueca na mão, indo de encontro a minha mãe para ajuda-lo a vesti-la. Tadeu não sabia vestir a própria cueca, mas achava que sabia jogar bola.

Fernando resmungou de primeira:

- Se Tadeu jogar eu não jogo.

Mas Tadeu não se deu por abatido:

- Então não jogue, a bola é de meu irmão.

Eu para fugir de qualquer confusão, coloquei em votação:

- Quem quer que Tadeu jogue levante a mão!

E naquele momento vendo que Tadeu era voto perdido tive que tomar uma atitude.

- Tadeu você vai ser o segundo goleiro. Se a bola passar pelo primeiro você pega ela.

Nas regras atuais o segundo goleiro é o gandula. Quando Tadeu, feliz com sua nova atribuição, perguntou:

- Quem é o primeiro goleiro?

Naquele momento ainda não tinhamos dividido os times, quando a cigarra do portão elétrico do Bloco 79 disparou. Era Mário vindo ao nosso encontro com uma camisa de manga comprida, short curto, joelheira de skatista e luvas de goleiro. Estavamos todos impressionados com aquela preparação, quando ele se pronunciou:

- Pode deixar que eu sei agarrar.

Ninguem estava acreditando, quando Mario insistiu:

- Eu sou o goleiro da minha sala no Monte.

Monte Carmelo era a escola mais próxima do condominio, onde quase todos da galera estudavam, quer dizer frequentavam ...

Com muita desconfiança, eu sugeri:

- Mario para você ser o goleiro vai ser necessário passar por um teste.

Mario meio preocupado, meio entusiasmado, topou sem hesitar. Coloquei a bola na marca do penalti e me preparei para a cobrança. Mario estava concentrado, os olhos penetravam a bola demonstrando toda a vontade de agarra-la e matar a desconfiança que prevalecia naqueles olhares ao seu redor. Ele sabia que precisava dar o que tinha de melhor para agarrar aquela chance e realizar o sonho de ser o goleiro numero 1 do bloco 80. Contra ele, além de todos os pensamentos negativos, ainda existia a minha técnica apurada para cobrança de penalti, nunca havia perdido um naqueles 7 anos. Corri em direção a bola e bati suavemente com a palma do pé.

Mário pulou em direção a bola com toda a vontade que um verdadeiro goleiro se dispõe a fazer e por questões de 2 metros de distancia, não alcançou a bola. Aquele esforço dele impressionou a todos nós e antes que eu chegasse para lhe cumprimentar, ele levantou cabisbaixo e com os olhos cheios de lágrimas começou a voltar em direção a sua casa. Aquela cena comoveu a todos da galera e nos nossos olhares dava para perceber que aquela vaga era incontestavelmente de Mário, que todo aquele esforço merecia ser reconhecido. Quando interrompi a sua saída:

- Mário você é o goleiro número 1 do bloco 80.

Mário parou de andar, virou em minha direção e soluçando me respondeu:

- Eu não jogo mais nessa quadra...

Com o braço e a perna ensanguentada abriu o berreiro:

- Ta doeeeeeeendo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário