quarta-feira, 9 de março de 2011

O Dom parte 6

Aquele dia começava a ficar esquisito. Milagres estavam acontecendo, pois nunca na história desse país, como dizia Lula, os irmãos Caverna haviam levado um presente para um aniversáriante além de um "Peba". Mas eles eram exceções na casa de Tia Janete, pois minha querida Tia e adoráveis primas, eram exemplos de generosidade e nunca deixavam um aniversário passar em branco. Nossas familias se misturavam como salada de fruta, onde tinha laranja(Eu), tinha mamão(Hex), tinha limão(Tadeu), tinha kiwi(Hux), tinha morango(Hadija), tinha uva(Cacá), tinha manga(Péu), tinha cereja (Tati) e tinha melancia (Mima). Era a mais animada salada de fruta do planeta preparada por minha Mãe e Tia Janete. Como Tia Janete era uma segunda mãe para mim, isso me credenciava a ter Hux como irmão mais velho e referência, eu sempre observava o que ele fazia e nunca repetia, e Hex como segundo irmão mais novo, onde eu dava bons conselhos para ele não fazer igual a Hux.

Recebi o presente de Hux em uma cena emocionante. Aquele momento me fez por alguns instantes esquecer do meu tão desejado presente. Abri o presente e para minha surpresa no meu horizonte se abrira mais uma porta. De 3 portas que eu me recusava a atravessar surgia mais 1 que enchia meus olhos de alegria, era a Porta da Esperança. Como dizia Silvio Santos, eu gritei:

"Que se abram as Portas da Esperança!!!"

Quando a porta se abriu, uma raio de luz branca tomou conta de toda a festa deixando transparecer o mais novo LP do cantor de Salsa Sidney Magal. Eu acabara de ganhar minha maior arma para combater Fofão, Xuxa e Turma do Balão Mágico, mas a primeira batalha eu já havia perdido, não a guerra.

Depois de todo aquele esforço eu não poderia interferir no futuro de meu irmão trocando o LP do Fofão pelo de Sidney Magal. Por alguns instantes eu deixei de acompanhar seu desempenho e quando voltei os olhos em sua direção ele já estava rodopiando como um pião. Todos estavam impressionados com a desenvoltura de Tadeu, quando de repente ele se esbagaçou no chão. Enquanto uns aplaudiam, outros corriam em sua direção para acudi-lo. Era o momento mágico de sua vida, ele atingira o maior de todos os seus sonhos, ser um grande dançarino. Aquilo me enchia de orgulho, ter o maior dançarino de todos os tempos como meu irmão. Mas algo ali não estava cheirando bem, em todos os sentidos. Tadeu tinha apenas 5 anos de idade e estava me lembrando uns senhores mais velhos que comiam manteiga dizendo que era queijo no coqueirinho. Quando perguntei se ele estava bem. Ele só sabia dizer uma frase:

- Queeeeeeeeeeeero meu uguinho gango, meu uguinho de gongô!

Todos na festa passaram a olhar uns aos outros na tentativa de desvendar aquele enigma. Quando Andrevan levantou completammente desanimado e foi em direção a sua casa. Ninguem estava entendendo aquela cena, quando o mesmo retornou à festa portando um objeto não identificado. Aquela expressão facial de Andrevan deixou todos comovidos na festa, quando com os olhos em lágrimas ele foi em direção a Tadeu, entregou um velho ursinho marrom de botas pretas que guardava em sua casa a mais de um ano e lamentou:

- Eu sabia que um dia ele ia pedir meu ursinho Nonô de volta.

Naquele momento a festa para Andrevan tinha chegado ao fim, pois o Ursinho Nonô era sua companhia inseparável nos momentos de repouso noturno e sem ele as noites se tornariam muito mais longas, até que Tadeu num gesto brusco empurrou o ursinho de volta aos seus braços devolvendo a Andrevan a alegria que antes reinava no seu rosto e tentou novamente:

- Quero meu sudinho de mogango

O mistério chegou ao fim. Minha mãe nunca tinha feito suco de morango lá em casa, mas aquela frase vinha acompanhada de uma voz diferente e um cheiro forte azedo. Começamos a ficar preoculpado com o tal suco de morango, quando corri para a cozinha. Era lá onde estava o motivo daquele desempenho todo de Tadeu. Sabia que 2 dias eram pouco tempo para Tadeu se tornar aquele espetacular dançarino. Quando na mesa percebi uma garrafa vazia diferente das de sucos que existiam lá em casa. Era a garrafa de vinagre que minha mãe havia comprado para preparar a salada...

2 comentários:

  1. haha... gostei da História... continue por favor, to curiosa para saber do tão desejado presente. =)

    ResponderExcluir