quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O baba parte 1

O despertador tocou lá em casa, como em todos os últimos domingos daqueles 2 anos, era Marinho quando meu pai foi atender a porta:

- Tio, Tairone ou Tadeu já acordou?

Meu pai ainda com uma cara de ressaca da festa que havia terminado às 3 da manhã respondeu:

- Ôôôô Mário, 7 horas da manhã ainda é cedo para esses meninos. Já falei com eles que precisam acordar cedo para aproveitar o dia, mas você conhece seus amigos. Quando eles acordarem eu aviso que você já está brincando.

Mário um pouco indignado com a notícia recebida, seguiu sua rotina de todas as manhãs de domingos.

A campanhia tocou na casa de Andrevan, quando Seu André - na Bahia em vez de Senhor é usado o termo Seu e Dona - atendeu:

- Bom dia Marinho, o que aconteceu de tão urgente?

Marinho sorrindo respondeu:

- Bom dia Seu André, não é nada demais não, eu só queria saber se Andrevan já pode brincar comigo.

Seu André já acostumado com aquela situação brincou:

- Ahhh Marinho, Andrevan só acorda tarde, eu vou correr na praia, volto para casa e ele ainda está dormindo. Volte mais tarde que seu amigo é muito preguiçoso.

Mário ainda com esperança de poder resenhar sobre a festa do dia anterior com alguem da galera naquele domingo ensolarado seguiu sua rotina. Foi na casa de Guinho e na casa de Alan e obteve a mesma resposta, ambos estavam dormindo. Por último foi na casa de Fernando.

Fernando morava no térreo do bloco 79, o que tornava mais fácil o acesso a ele. Bastava chegar em baixo da janela do seu quarto e bater na janela ou dar um gritão que ele acordava. Aquele acesso a Fernando era uma tentação para Mário e todos da turma, pela manhã, à tarde, à noite e até na madrugada a gente queria chamar ele. Porém quem investisse contra o seu sono teria que estar preparado para o bem ou para mal. Fernando era o mais bruto da turma, se ele estivesse de mal humor o estrago por acordar ele era muito grande.

Mário estava tentado à acordar Fernando, mas quando lembrou do domingo anterior, que levou um jato de água na cabeça, desistiu, voltou para casa e foi jogar video game.

No Rodrigo Horácio cada dia da semana tinha a sua própria rotina e o domingo tinha a melhor delas. Mário era o primeiro a acordar, 2 horas depois era a vez de Fernando abrir as janelas do seu quarto e com uma sequencia de assobios irritantes acordar toda a turma. Bastava um fifiiiiio para todos da turma bater continencia em suas respectivas janelas, e se alguem não se apresentasse, em alguns minutos uma sequencia de caroços de feijão eram lançados contra sua janela. Aqueles assobios de Fernando eram irritantes e Andrevan para não ficar por baixo sempre contra-atacava escovando os dentes na janela. Aquela cena de Andrevan escovando os dentes e sorrindo ao mesmo tempo ficaria marcada para sempre nas nossas memórias.

Marcos era o primeiro a pedir licença da janela para iniciar seu ritual de café da manhã. Começava o café antes de todos da turma e quando terminava a galera já estava subindo para o almoço. Já Guinho era contra tomar café da manhã, mas Tia Iza, sua mãe, não concordava e para convecê-lo a mudar de idéia era necessário convocar Tadeu até sua residencia. Tadeu era um exemplo para todos nós de diciplina nas refeições, quem via ele comendo tomava aquela cena como uma lição: "Se você der bobeira Tadeu come sua refeição". Como Tia Iza sabia que bastava alguns minutos de amizade para eles se tornarem inimigos mortais, Guinho era obrigado a tomar seu café só para não deixar que Tadeu o devorasse.

Em poucos minutos depois de acordar já estavamos todos em baixo reunidos para a diversão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário